Bem o seu tipinho

16 Tipos de PersonalidadeNinguém gosta de ser rotulado, mas se tem uma coisa que deixa todo mundo curioso é descobrir onde se encaixa quando aparece uma nova classificação. Até quem nunca fez um teste de personalidade ou leu o perfil do seu signo pelo menos uma vez “pra ver se fecha” já está enquadrado na categoria “cético de carteirinha”. Das classificações básicas às mais complexas, o fato é que todo mundo acaba se identificando com algum arquétipo – e aí está uma ferramenta maravilhosa para alinhar produtos, serviços e estratégias de comunicação.

Meu inventário favorito de personalidades é o indicador Myers-Briggs, baseado na psicologia analítica de Carl Jung e que deu origem aos 16 tipos psicológicos (dá pra fazer o teste gratuitamente aqui). Mas, em termos de segmentação de consumo e tipos de clientes, há inúmeras outras formas de divisão. Aí eu pensei… e se a gente cruzasse as principais classificações de mercado com os tipos de personalidade junguianos pra detectar perfis de consumo?

Não seja por isso. Pra responder à pergunta, juntei os tipos de consumidor por fase de adoção, os perfis psicográficos de Arnold Mitchell e os tipos psicológicos num caldeirão só e fiz as devidas conexões. O resultado tá aqui:

Tá sem tempo? Bem, se você é do tipo visual, aí vai o infográfico do estudo. Clique para visualizar e interagir.

Jung-Brigkomitch

Anúncios